Soluções sustentáveis para crise hídrica.

Soluções sustentáveis para crise hídrica.

 

A discussão sobre a crise hídrica em Brasília perdeu força com o cancelamento do racionamento, mas ainda gera preocupação na sociedade e nas esferas do governo. É urgente a ação do governo em relação a medidas que podem mitigar os efeitos da seca prolongada e o baixo nível dos reservatórios.

Diversas leis relacionadas à temática da água no âmbito distrital e federal e mesmo com esse aparato legal, a crise hídrica no Distrito Federal é uma realidade, apesar de estarmos no Cerrado, onde nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul e alimenta os três dos maiores aquíferos do mundo, reservatórios subterrâneos imensos que abastecem rios e nascentes amazônicos, platinos e do São Francisco.

Várias leis aprovadas no DF e entre elas a que institui o Plano de Proteção, Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do São Francisco. Essa norma visa à promoção de medidas de proteção das áreas de nascentes dos recursos hídricos que contribuem para a formação do Rio São Francisco. Apontamos ainda a lei que implementa o Programa de Reabilitação da Área Rural e suas ações de conservação do solo e dos recursos hídricos.

A transposição de rios pode ser uma estratégia que ajude a escassez de água. Essa técnica permite que a água seja levada de um local para outro por meio de canais que desviam o curso dos rios. Apesar da transposição parecer uma estratégia simples, ela apresenta diversos problemas no que diz respeito aos impactos ambientais.

O uso de águas subterrâneas é uma das soluções para o abastecimento de cidades que passam por falta de água. Porém, é necessário que a qualidade das águas dos aquíferos e como a exploração pode ser feita de maneira sustentável sejam avaliados para não haver riscos de esgotamento.

Além da transposição, da dessalinização e do uso de águas subterrâneas, o uso de águas residuárias tratadas (água de reúso) também pode ser uma alternativa para enfrentar a crise de água. Nessa técnica, esgoto é tratado para que direta ou indiretamente possa ser usado novamente pela população. Apesar de parecer uma ideia perigosa, muitos pesquisadores indicam que a água produzida nesses processos é limpa e não representa riscos à população.

Apesar da existência de várias técnicas, a melhor forma de evitar o agravamento da crise hídrica no Brasil e no mundo é realizar programas que visem à conscientização da população e à proteção dos corpos d’água. Proteger as nascentes e evitar que os rios sejam poluídos garantem, de maneira mais eficaz, a disponibilidade de água para toda a população, além de ser uma das maneiras mais baratas.